Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Les liaisons dangereuses

Em 1782 veio a baila um dos maiores pilares da literatura mundial, um livro ácido e profundamente revelador. Seu autor (Choderlos de Laclos), desnudou profundamente as convenções sociais de seu tempo, mostrando de forma tácita até que ponto pode chegar a vaidade humana.

Os personagens são aristocratas que entediados com a sua existência, trocam cartas entre si, tentando destruir e ou arruinar a reputação de seus pares. O Visconde de Valmont e da Marquesa de Merteuil, dedicam-se com um ardor selvagem a manipular e humilhar seus desafetos. Usam a intriga e o jogo de sedução como arma de destruição.

Hoje não existem mais os salões, muito menos a aristrocacia. Mas existe a net, e muitos tentam recriar aqui o mundo descrito pelo Laclos. Não usam mais os mensageiros e suas belas carruagens, sua vida foi facilitada pelo uso do msn, e-mails, depoimento, telefone...

Dantes


2 comentários:

  1. Sendo uma das maiores obras da literatura universal, as relações perigosas continua atual, pois sabemos que a sociedade vive mudando todo o dia, mas a essência do ser humano continua a mesma.

    ResponderExcluir
  2. adoro esse texto seu e sua reflexão sobre o tema.

    bjs

    ResponderExcluir